Contas bancárias offshore são contas que existem fora do seu país de origem.
15 de Setembro de 2022
Muitos ou todos os produtos apresentados aqui são de nossos parceiros que nos remuneram. Isso pode influenciar sobre quais produtos escrevemos e onde e como o produto aparece em uma página. No entanto, isso não influencia nossas avaliações. Nossas opiniões são nossas. Aqui está uma lista de nossos parceiros e como ganhamos dinheiro .
O banco offshore é simplesmente outro nome para abrir uma conta bancária fora do seu país de origem. Pode ser mais desafiador abrir uma conta bancária offshore do que uma conta bancária doméstica, porque você pode precisar provar que tem uma quantia mínima de dinheiro ou uma relação comercial com o país do banco.
» Procurando outros serviços internacionais? Confira onde trocar moeda sem pagar taxas enormes
O banco offshore é ilegal?
O banco offshore não é ilegal, mas ter uma conta offshore pode levantar questões porque essas contas têm um histórico de permitir que os clientes armazenem dinheiro discretamente para evitar o pagamento de impostos ou ocultar fundos obtidos por meio de atividades ilegais. Os Panama Papers, documentos que vazaram para o público em 2016, revelaram maneiras pelas quais muitas pessoas ricas e poderosas estavam usando bancos offshore para lavar dinheiro, cometer fraudes e sonegar impostos.
Para que serve o banco offshore?
Alguns clientes bancários offshore usam suas contas para ajudar a gerenciar seus negócios e investimentos no exterior, e outros podem passar boa parte do tempo em um país estrangeiro ao longo do ano. As contas offshore podem permitir que você economize, mantenha e invista dinheiro em várias moedas também.
Quais países oferecem serviços bancários offshore?
Um grande número de países oferece serviços bancários offshore. Alguns dos países mais conhecidos para serviços bancários offshore são paraísos fiscais – ou seja, um país ou jurisdição que tem impostos baixos ou inexistentes para empresas ou indivíduos – como Suíça, Panamá e Ilhas Cayman. Outros lugares populares para bancos offshore incluem Hong Kong, Belize, Bermudas, Cingapura e Alemanha.
Como abrir uma conta bancária offshore
Leia atentamente as políticas e taxas da conta. Ao abrir qualquer conta bancária , é importante entender suas políticas e taxas, incluindo taxas mensais de manutenção, taxas de transferência, saldos mínimos, requisitos de depósito direto, disponibilidade de atendimento ao cliente e requisitos mínimos de ativos. Você também pode querer examinar os requisitos de conta conjunta se planeja adicionar um cônjuge à sua conta.
Reúna os documentos necessários. Se você está pensando em abrir uma conta no exterior, verifique o que o banco exige em termos de documentação. As informações necessárias podem incluir sua ocupação, uma cópia de seu documento de identidade emitido pelo estado ou país, como carteira de motorista ou passaporte, uma cópia de uma conta de serviços públicos que confirme seu endereço residencial físico, sua data de nascimento ou outros documentos de verificação, como uma referência ou prova de um bom relacionamento com seu banco atual. Alguns bancos podem exigir que as cópias dos documentos sejam autenticadas em cartório ou tenham um certificado de apostila, que é um método semelhante de comprovar a validade de um documento.
Escolha sua moeda. Abrir uma conta em um país diferente normalmente significa que você precisa usar uma moeda diferente para manter, depositar e sacar seus fundos do que usaria em seu país doméstico. Além disso, se você receber rendimentos ou pagamentos em moeda estrangeira, pode ser conveniente usar um banco que opere com essa moeda. As trocas de moeda podem ser caras, portanto, manter seu dinheiro na mesma moeda em que você ganha e gasta pode ajudar a economizar em taxas e evitar qualquer perda de valor resultante da troca entre moedas.
Considere como você deseja financiar e retirar de sua conta. As contas offshore geralmente vêm com recursos bancários padrão, como cartões de débito e serviços bancários on-line. No entanto, se você não estiver fisicamente no mesmo país que sua conta offshore, talvez seja necessário fazer coisas que normalmente não faria com uma conta doméstica, como usar transferências eletrônicas para movimentar dinheiro ou pagar taxas de transação estrangeira ou taxas de câmbio . Além disso, se você receber uma transação de US $ 10.000 ou mais de sua conta offshore, seu banco doméstico deve denunciá-la ao IRS.
As contas bancárias offshore podem ser úteis, mas podem ter restrições, políticas e taxas diferentes dos bancos em seu país de origem. Antes de abrir uma conta, faça uma pesquisa completa sobre o banco e o que se espera de você como cliente.
Sobre o autor: Chanelle Bessette é escritora de finanças pessoais da NerdWallet, cobrindo serviços bancários. Ela é especializada em contas correntes e de gestão de caixa. Consulte Mais informação