Blindagem patrimonial: o que é, quando e como fazer?

O que é proteção de ativos?

A proteção de ativos é a adoção de estratégias para proteger o patrimônio de alguém. A proteção de ativos é um componente do planejamento financeiro destinado a proteger os ativos de uma pessoa contra reclamações de credores . Indivíduos e entidades comerciais usam técnicas de proteção de ativos para limitar o acesso dos credores a determinados ativos valiosos enquanto operam dentro dos limites da lei devedor-credor.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

  • Proteção de ativos refere-se a estratégias usadas para proteger a riqueza de impostos, apreensão ou outras perdas.
  • A proteção de ativos ajuda a isolar ativos de maneira legal, sem se envolver em práticas ilegais de ocultação (ocultação de ativos), desacato, transferência fraudulenta (conforme definido na Lei de Transferência Fraudulenta Uniforme de 1984), evasão fiscal ou fraude de falência.
  • A propriedade conjunta sob a cobertura de inquilinos por inteiro pode funcionar como uma forma de proteção patrimonial.

Como muitos indivíduos ricos, você provavelmente trabalhou duro durante anos para acumular ativos e criar riqueza. Mas você tomou medidas para proteger seus ativos suados?

A preservação de ativos é tão importante quanto a acumulação de ativos na sociedade cada vez mais litigiosa de hoje. Dependendo de como sua riqueza está estruturada e como seus ativos são investidos, um único processo por danos pessoais pode acabar com tudo o que você acumulou ao longo de sua vida. Considere os seguintes problemas ao iniciar ações para proteger seus ativos individuais.

Qual é a sua exposição a perdas?

O primeiro passo para proteger o que você possui é determinar sua possível exposição a perdas. Em outras palavras, quanto você possui que poderia ser reclamado e penhorado pelos credores em uma ação judicial? Com base nessas informações, você pode elaborar estratégias para reduzir sua exposição a perdas. A maioria das estratégias para diminuir sua exposição se enquadra em uma destas categorias:

Seguro de responsabilidade . Este é um dos primeiros níveis de proteção de ativos para indivíduos. As apólices de seguro de responsabilidade ajudam a proteger seus ativos dos riscos financeiros associados à responsabilidade pessoal resultante de um julgamento legal adverso.

As apólices de automóveis e residências, por exemplo, geralmente incluem alguma cobertura de responsabilidade. Aumentar sua cobertura de responsabilidade além dos valores padrão (normalmente de $ 10.000 a $ 25.000) fornecerá proteção adicional aos ativos.

O seguro guarda-chuva de responsabilidade pessoal fornecerá ainda mais cobertura de responsabilidade acima dos limites das apólices do seu automóvel e do proprietário. Por exemplo, se você for processado por causar um acidente de carro ou considerado responsável por ferimentos sofridos por um visitante em sua casa, o seguro abrangente fornecerá cobertura até os limites da apólice (como $ 1 milhão).

Proteção estatutária de ativos contra credores . A lei federal ou estadual isenta certos tipos de propriedade e ativos de ônus do credor. Assim, alguns ativos que você possui serão automaticamente protegidos devido às diretrizes estatutárias. Os planos de aposentadoria qualificados são esse tipo de ativo, assim como os planos IRAs e 401(k), receitas de seguros de vida e planos de poupança para faculdades da Seção 529. Mas lembre-se de que os bens herdados podem não ter o mesmo grau de proteção.

A quantidade de home equity que é protegida (geralmente chamada de “isenção de bem de família”) depende da lei estadual. Em alguns estados é muito generoso, mas em outros é extremamente limitado, dado o valor das casas hoje. Consulte seu advogado sobre sua situação específica em seu estado específico.

Estrutura de propriedade de ativos . A propriedade de seus ativos desempenhará um papel importante para saber se eles podem ou não ser apreendidos pelos credores. Assim, pode ser sensato em algumas situações transferir a propriedade de certos bens para seu cônjuge. Se você corre um alto risco de responsabilidade – por exemplo, você é proprietário de uma empresa – uma estratégia pode ser manter a propriedade de ativos com proteção legal, conforme mencionado acima, e transferir a propriedade de todos os outros ativos para seu cônjuge.

Confia . Fundos irrevogáveis ​​também podem ser usados ​​como uma ferramenta de proteção de ativos. Os ativos colocados em uma confiança irrevogável não podem ser removidos. Nem os termos de confiança podem ser alterados. Com esta etapa, você efetivamente renunciou ao controle sobre os ativos, colocando-os fora do alcance de seus credores. A transferência do ativo deve ser feita antes do ato que criou o passivo, ou a transferência pode ser anulada. Em outras palavras, o momento de pensar em estabelecer uma relação de confiança é antes de você precisar aproveitá-la.

Uma confiança irrevogável também pode ajudá-lo a proteger os bens de seus filhos e netos. Considere estruturar a confiança de uma forma que efetivamente dê às gerações futuras o benefício dos ativos sem transferir a propriedade deles para seus herdeiros. Isso pode proteger esses ativos dos futuros credores de seus descendentes.

Se você decidir usar trusts como parte de sua estratégia de proteção de ativos, lembre-se de que eles podem estar sujeitos a taxas de impostos mais altas e requisitos adicionais de declaração de impostos. Trusts também podem ser caros para configurar e exigir consultoria jurídica especializada para administrar e manter.

Obtenha assistência especializada

Os detalhes envolvidos na implementação de estratégias de proteção de ativos podem ser complexos. Converse com seu advogado e consultor financeiro para obter orientação em seu caso específico.

O papel dos fundos de proteção de ativos domésticos

Uma das estratégias mais comuns para proteger os ativos dos credores é colocá-los em um fundo de proteção de ativos doméstico. Este é um tipo especial de confiança irrevogável que, na maioria das situações, protege os ativos da penhora de credores no futuro.

Os ativos mantidos neste tipo de fundo geralmente não podem ser penhorados pelos credores como resultado de um julgamento de responsabilidade pessoal devido a um acidente que cause ferimentos (como um acidente de carro) ou um acordo de divórcio. Médicos, empresários, CEOs, diretores corporativos, atletas profissionais e artistas estão entre os indivíduos que mais podem se beneficiar desse tipo de confiança.

Fundos de proteção de ativos domésticos também podem ser usados ​​como uma alternativa a um acordo pré-nupcial, desde que o fundo tenha sido criado e financiado antes do casamento. Praticamente qualquer tipo de ativo pode ser transferido para o fundo, incluindo dinheiro, participações em empresas, imóveis, ações e títulos. Você abrirá mão de algum controle sobre os ativos depositados no fundo, mas também manterá certos direitos – por exemplo, a capacidade de receber distribuições.

Share

Add Your Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *