benefícios da formação de uma empresa offshore

Quais são os benefícios da formação de uma empresa offshore?

Que significa “offshore”?

Este termo designa um lugar fora do próprio país. Ele é frequentemente utilizado em setores como o bancário e o financeiro para definir locais com regras diferentes dos países de origem.

Países e territórios offshore normalmente referem-se às nações insulares, onde empresas estabelecem sucursais, fazem investimentos e abrem contas bancárias. As companhias e os indivíduos (geralmente os ricos) costumam migrar para estrangeiro em busca de melhores circunstâncias, tais como redução da carga fiscal, maior flexibilidade no cumprimento das normativas ou proteção de seus ativos. Apesar destas instituições poderem também ser utilizadas para fins criminosos, elas não são consideradas ilegais per si.

Fonte de reprodução: Youtube NDM Advogados

Como opera uma companhia extraterritorial?

Uma companhia extraterritorial trabalha como uma entidade corporativa que negocia, detém ativos e desempenha atividades comerciais legalmente fora da jurisdição onde é incorporada. Vários países proveem vantagens fiscais para as empresas estrangeiras que se transferem ou são constituídas na jurisdição.

As firmas formadas nestas jurisdições extraterritoriais não são consideradas residentes pois não executam nenhuma operação financeira dentro das próprias fronteiras e pertencem a um indivíduo não residente.

benefícios da formação de uma empresa offshore

benefícios da formação de uma empresa offshore

Como instituir uma companhia extraterritorial

Se pretende fundar uma companhia extraterritorial, deverá recorrer a um intermediário, a fim de assegurar que os documentos sejam devidamente preenchidos e receber os melhores conselhos. A forma exata de estabelecer uma entidade fora do território nacional pode divergir consoante o país, pelo que consulte sempre o referido intermediário.

A criação de uma empresa offshore normalmente envolve o seguinte:

  1. Escolha o país onde você deseja se estabelecer.
  2. Pense na entidade legal que você quer formar. Muitas jurisdições offshore oferecerão diferentes tipos de empresas, por exemplo, empresas isentas, empresas não residentes, holdings, LLPs e LLCs. Assim como no Reino Unido, a diferença entre esses tipos de entidades normalmente envolve requisitos de arquivamento e, potencialmente, as taxas envolvidas na execução e arquivamento das declarações apropriadas às autoridades fiscais.
  3. Escolha o nome da sua empresa. Verifique com seu agente de formação, para garantir que você não infrinja nenhuma restrição no país em que está formando a empresa em torno de nomes de empresas protegidos.
  4. Crie os estatutos – verifique com seu agente de formação se eles precisam ser padronizados ou personalizados.
  5. Considere capital social e financiamento.
  6. Considere os tipos de ações que a empresa emitirá. Podem ser ações ao portador, ações preferenciais, ações Classe A e B. Novamente, procure orientação.
  7. Decida sobre os diretores da empresa. Você pode usar indicados como diretores ou um trust offshore. Procure aconselhamento.

Os prós de possuir uma empresa offshore

Existem diversos avantajo associados à criação de uma companhia offshore. Exploraremos esses pontos positivos abaixo. Benefícios comuns incluem redução de impostos, aproveitamento de convênios fiscais, privacidade financeira e proteção de bens, bem como fácil inscrição e administração econômica. Agora analisaremos cada um deles com mais detalhe.

benefícios da formação de uma empresa offshore

benefícios da formação de uma empresa offshore

Redução de Impostos

Uma grande vantagem de criar uma sociedade offshore é a otimização fiscal disponibilizada por vários países. A maioria dos estados que servem como centro financeiro offshore oferece regime fiscal preferencial para empresas não residentes que se constroem no território.

Em geral, empresas offshore são dispensadas de impostos ou pagam taxas baixas no local de constituição. Como exemplo, numerosos investidores utilizam firmas offshore como holding, para receber dividendos.

As estruturas societárias offshore podem gozar de regimes especiais que as exemplam de impostos internos ou requerem o pagamento apenas de impostos sobre os lucros globais, ganhos de capital ou rendimentos.

Se a sua empresa situada fora do país de origem está realizando operações comerciais de entrada ou saída em outra região externa, ou seja, recebeu encomendas diretamente dos clientes e os produtos adquiridos foram encaminhados diretamente do fabricante, isso implica que as ganâncias do negócio podem estar isentas ou com alíquotas fiscais reduzidas.

Por outro lado, quando se trata de moradores britânicos, desde que não haja fluxo financeiro voltado à Grã-Bretanha, o patrimônio líquido e a rentabilidade gerados pela organização extraterritorial continuam livres de impostos.

Em geral, as exigências fiscais são estabelecidas baseadas na nação onde reside permanentemente e, como detentores majoritários da companhia, vocês seriam responsáveis ​​por pagar impostos em seu país de domicilio. Contudo, várias destas áreas atraem investidores e dirigentes graças aos baixos preços associados à administração.

Entretanto, essas exigências variam bastante entre diferentes países, logo, é fundamental garantir qual é a obrigação fiscal antes de optar por alguma jurisdição.

As companhias extraterritoriais pagam o imposto de sociedades no Reino Unido?

Sociedades offshore estão obrigadas a abonar os impostos britânicos apenas relativamente a seus rendimentos obtidos no Reino Unido. Ainda assim, dividendos com origem no país citado deviam estar isentos de tributação mesmo quando pagues às firmas externas.

Privacidade

Uma das principais motivações dos particulares por recorrer a uma entidade offshore consiste no facto de, através de uma configuração societária desse tipo, se dissociarem deles próprios tanto do respectivo projeto comercial como também de ativos e passivos. Por si só, a designada entidade adquiriu uma personalidade jurídica autónoma distinta das de todos aqueles que são detentores dum interesse nela.

Operações financeiras e atividades desenvolver-se-iam posteriormente sob o nome da firma, em lugar de individuo algum. Tal circunstância poderá reportar vantagens quanto à segurança patrimonial individual.

benefícios da formação de uma empresa offshore

benefícios da formação de uma empresa offshore

Confidencialidade

A necessidade de divulgação pública de informações pode ser muito mais leve para empresas offshore do que no Reino Unido. Em muitos países offshore, poucos ou nenhum registro precisa ser mantido.

Algumas jurisdições offshore não exigem a divulgação dos nomes dos diretores e acionistas da empresa em registros públicos, mantendo assim a identidade dos indivíduos confidencial.

Em jurisdições que exigem algumas informações públicas, você pode manter a identidade dos indivíduos em sua empresa offshore confidencial usando diretores, acionistas e secretários indicados.

A maioria das alterações feitas na empresa offshore não precisa ser reportada ou divulgada a um registro mantido centralmente que existe no Reino Unido.

Privacidade
Uma das grandes razões pelas quais as pessoas usam uma entidade offshore é que quando você usa uma estrutura corporativa offshore, ela separa você do seu negócio, bem como ativos e passivos. Como uma entidade, ela assume uma identidade legal separada daqueles que a possuem.

Transações financeiras e negócios seriam então realizados pelo nome do negócio em vez de um único indivíduo. Isso pode oferecer proteção financeira para indivíduos.

Proteção de ativos

Separar seus ativos de você como indivíduo lhe dá uma camada de proteção se você for alvo de ação legal. Proteger seus ativos com uma estrutura offshore torna muito mais difícil amarrá-lo a seus ativos.

Sempre que você tiver um investimento ou ativos, é importante que eles permaneçam distintos de você como indivíduo. Isso garantirá que eles não serão responsáveis ​​por nenhuma das dívidas que você contrair.

Proteção Legal

Uma empresa offshore separa você da entidade comercial e, como a estrutura offshore está localizada em uma jurisdição estrangeira, há um sistema legal e um conjunto de leis separados que ajudam a proteger a empresa caso ela se torne alvo de ação legal.

Regulamentações corporativas

Muitas jurisdições offshore simplificaram as leis corporativas em um esforço para atrair empresas e indivíduos estrangeiros simplificando regulamentações e reduzindo a quantidade de burocracia.

Algumas dessas políticas simplificadas incluem áreas como requisitos simplificados de auditoria e relatórios financeiros e a necessidade de reuniões ou secretários da empresa.

Percepção empresarial

Se você é uma pequena empresa e suas instalações comerciais não são ideais, a incorporação offshore pode ser uma solução para esse problema.

Além disso, ter uma empresa no exterior/offshore pode elevar a percepção do seu negócio, dando a impressão de que você tem um negócio localizado no exterior e maior do que realmente é. Isso pode adicionar credibilidade à sua empresa para negociação internacional.

benefícios da formação de uma empresa offshore

benefícios da formação de uma empresa offshore

A Importância das Contas Offshore para Investimentos Internacionais

As contas offshore, como as oferecidas pelo site Canal Offshore, representam uma solução estratégica para aqueles que buscam diversificar investimentos e proteger seus ativos em um ambiente financeiro globalizado. Estas contas permitem que indivíduos e empresas acessem mercados internacionais, realizem transações em múltiplas moedas e gerenciem seus recursos de forma segura e eficiente, fora das fronteiras de seus países de origem. As vantagens incluem a proteção patrimonial contra crises econômicas e políticas, além da confidencialidade oferecida por certas jurisdições, como o Panamá e as Ilhas Cayman.

Essas contas são amplamente utilizadas por investidores que desejam minimizar riscos fiscais e explorar oportunidades globais, com foco na flexibilidade financeira e no planejamento sucessório. O processo de abertura de uma conta offshore é relativamente simples, mas envolve uma análise cuidadosa das regulamentações locais e internacionais. Além disso, é imprescindível que todos os rendimentos e movimentações sejam declarados aos órgãos fiscais competentes, para evitar problemas legais, como a evasão fiscal​.

Com isso, o Canal Offshore se posiciona como um recurso essencial para aqueles que buscam instrução e suporte na abertura e gestão dessas contas, oferecendo guias detalhados sobre os melhores países e bancos para esse tipo de operação.

Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/vantagens-e-desvantagens-das-empresas-offshore/149355249

Share