Por que Abrir uma Empresa Offshore nas Bahamas?

Por que Abrir uma Empresa Offshore nas Bahamas?

Assim como muitas nações insulares no Oceano Atlântico Ocidental, as Bahamas são conhecidas por suas praias de areia branca, águas turquesa e recifes de coral. Nada de novo aí. O que é menos conhecido é que as Bahamas também oferecem um regime de zero impostos, tornando-o um local ideal para abrir uma empresa offshore.

Parte da Comunidade Britânica, uma associação internacional de 56 estados-membros – a grande maioria dos quais são antigos territórios britânicos – as Bahamas são compostas por 700 ilhas, das quais dezesseis têm atividade econômica significativa. Com uma temperatura média de 26 graus Celsius, o país ostenta um clima de investimento favorável, um sistema jurídico bem desenvolvido e uma tradição de governança democrática.

Claro, qualquer discussão sobre as vantagens das Bahamas, ou não, seria incompleta sem mencionar seu status de paraíso fiscal. Embora isso seja um atrativo para indivíduos e empresas, vem acompanhado de um certo risco reputacional. O nível de risco depende do tipo de negócio que você estabelece, do tipo de atividade em que você está envolvido e de onde estão seus clientes. Interessados devem ter clareza sobre uma coisa: as Bahamas não são um lugar onde se pode esconder ativos sob o pretexto de atrair lucros sem atividade econômica real.

Dito isso, certos tipos de empresas, baseados na estrutura mais ampla de uma corporação, podem ser criados como entidades fiscais eficientes – mas deve haver uma razão legítima para sua existência. Como em muitas outras nações insulares da região, os ventos da mudança financeira estão soprando. Apesar de estar na lista negra da União Europeia (UE) como uma jurisdição não cooperativa para fins fiscais, as Bahamas estão tomando medidas para aderir a padrões financeiros mais rigorosos.

Vantagens Offshore nas Bahamas

Dado que as Bahamas não impõem impostos corporativos, de retenção, sobre a folha de pagamento ou de transferência cobrados sobre empresas, é justo dizer que permanecerá como uma exceção. À medida que as economias mais significativas adotam uma taxa mínima global de impostos, não há sinais de que as Bahamas abandonarão seu regime de isenção fiscal.

Ao contrário de outras pequenas nações insulares que dependem exclusivamente da renda gerada por seu status de isenção fiscal, as Bahamas têm uma economia mais diversificada e estável. Também é uma jurisdição bem estabelecida de bancos offshore, com vários bancos comerciais internacionais e de propriedade das Bahamas. O idioma oficial é o inglês.

De acordo com o Banco Mundial, o Produto Interno Bruto (PIB) das Bahamas foi de US$ 12,9 bilhões em 2022. Possui uma classificação de crédito da Standard & Poor’s de B+ com perspectiva estável e baixa inflação de 2% em setembro de 2023. O melhor de tudo, com cerca de 570.000 chegadas de turistas no ano passado, possui a estabilidade econômica oferecida por ser um local turístico de destaque.

Em termos de transparência, de acordo com o Índice de Percepção da Corrupção de 2023, as Bahamas estão entre as 30 nações menos corruptas das 180 classificadas. Portanto, apesar de serem conhecidas por baixos impostos e sigilo financeiro, as Bahamas se comparam favoravelmente a outras jurisdições de paraísos fiscais.

Mudanças na Declaração de Substância Econômica

Após uma revisão pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2023, as Bahamas alteraram seu regime de declaração financeira. Sob as regras de declaração de substância econômica, as entidades corporativas devem relatar detalhes de sua presença econômica nas Bahamas. A OCDE e a UE encontraram deficiências na legislação original que regulamenta tais requisitos e adicionaram as Bahamas à sua lista de jurisdições fiscais não cooperativas.

Isso levou a mais legislações que dão às entidades não conformes 28 dias para cumprir os requisitos de substância ou enfrentar uma auditoria ou multa pesada. Não satisfeita, a OCDE solicitou mais emendas focadas em empresas puramente detentoras de ações. As entidades dentro do escopo da legislação:

  • Devem divulgar a renda bruta auferida, o total de despesas incorridas e o montante gasto nas Bahamas.
  • Devem relatar o número total de funcionários e um endereço nas Bahamas.
  • Devem fornecer detalhes das reuniões do conselho.

Com base nessas mudanças, a UE se comprometeu a revisar a lista de não conformidade das Bahamas em fevereiro de 2024.

Abrindo uma Empresa Offshore nas Bahamas

Os tipos de empresas que podem ser registradas nas Bahamas incluem a Bahamas International Business Company (IBC), a estrutura mais comum para atividades offshore nas Bahamas. Uma IBC é tipicamente uma empresa privada limitada por ações. Sob a Lei de Empresas Internacionais de Negócios de 1990, uma empresa estrangeira pode conduzir seus negócios nas Bahamas com total privacidade. Nem os nomes dos acionistas precisam ser fornecidos ao Registro Corporativo. As empresas também não precisam cumprir quaisquer requisitos de declaração anual.

Também é possível estabelecer um Bahamas Asset Protection Trust que garante a riqueza que um indivíduo coloca em seu trust para que seja protegido contra ações legais internacionais e civis. Saiba mais sobre a criação de um trust nas Bahamas aqui.

Estabelecer uma empresa aqui é simples, com requisitos mínimos e 100% de propriedade estrangeira permitida. Estrangeiros ansiosos para fazer negócios nas Bahamas precisam de aprovação do Ministério das Finanças (BIA), o principal regulador de investimentos estrangeiros. Uma proposta de projeto detalhada seguindo as diretrizes da BIA é necessária para obter essa aprovação. Além disso, é necessário um investimento inicial mínimo de BS$ 500.000. Como o dólar bahamense está atrelado ao dólar americano, o valor é equivalente a US$ 500.000.

As empresas precisam de uma licença para operar lá, que é cobrada em uma taxa fixa de BS$ 100 ou até 3% do faturamento, dependendo da receita gerada. De tempos em tempos, o governo das Bahamas oferece incentivos de investimento direcionados para tipos específicos de projetos focados em indústrias abertas à participação estrangeira. Setores específicos, como imóveis e mídia local, são restritos. As IBCs das Bahamas só podem realizar atividades comerciais locais com permissão do banco central.

A formação da empresa leva cerca de sete a dez dias e não há exigência de ter diretores locais, sendo permitidos 100% de acionistas estrangeiros. Sob a Lei de Relatórios Financeiros de Entidades Multinacionais das Bahamas, as empresas com receitas anuais inferiores a BS$ 850 milhões não precisam apresentar um relatório anual ao Ministério das Finanças. As empresas incorporadas nas Bahamas não têm imposto sobre a renda, sobre incorporação, ganhos de capital ou patrimônio, embora estejam sujeitas ao imposto sobre valor agregado (IVA).

Propósito Trusts Bahamas

Processo de Registro de Empresa nas Bahamas

A capacidade de solicitar uma licença comercial nas Bahamas depende do seu status de residência. Se uma pessoa estrangeira é residente permanente das Bahamas, ela pode solicitar uma licença comercial permanente. Qualquer cidadão bahamense ou residente permanente pode solicitar uma nova empresa ou como proprietário de uma empresa existente.

O primeiro passo é coletar o formulário de inscrição em um Escritório da Unidade de Licença Comercial (BLU) ou acessá-lo online. A primeira seção deve ser preenchida para registrar o nome da sua empresa. O formulário de inscrição deve ser preenchido e devolvido a qualquer escritório da Divisão de Licenças Comerciais. O formulário pode ser devolvido a um Escritório do Tesouro ou a um Administrador da Ilha da Família, onde não há Escritórios da Divisão de Licenças Comerciais. Todos os nomes comerciais aprovados serão avaliados uma taxa de BS$ 25 quando a solicitação final da Licença Comercial for processada.

Se um nome comercial identificado for rejeitado, o candidato é aconselhado a selecionar uma das escolhas restantes no formulário. Os seguintes itens também devem ser apresentados junto com a inscrição:

  • Comprovante de residência
  • Taxa de registro apropriada
  • Aprovação relacionada ao negócio selecionado.

Empresas públicas, sociedades limitadas e sociedades limitadas são registradas no Escritório do Registrador Geral, onde recebem seu certificado de incorporação. Este é então apresentado no escritório da BLU para completar o processo de licenciamento comercial.

Os documentos de suporte necessários para registrar uma empresa offshore são:

  • Cópia de um passaporte válido ou certidão de nascimento original, bem como os dos pais se o nascimento for após julho de 1973 e cartão de seguro nacional.
  • Carta de ‘Regularidade’ do Seguro Nacional.
  • Nome comercial.
  • Certificado de incorporação do Departamento do Registrador Geral.
  • O imposto sobre a propriedade deve estar quitado se o solicitante for proprietário do imóvel onde o negócio está localizado.
  • Aprovações necessárias – se o negócio operar uma loja ou estiver envolvido na venda de álcool, deve-se buscar a aprovação.

Uma vez que todos os requisitos documentais sejam cumpridos e o nome seja aprovado, a solicitação é então processada dentro de sete dias úteis. O escritório da BLU então entrará em contato com o solicitante para informá-lo de que ele pode retirar sua licença.

Bahamas

Para as Bahamas e Além

Com sua proximidade da América do Norte e do Sul, benefícios de investimento e fiscais, as Bahamas valem a pena serem consideradas como um local para negócios offshore. Embora seus esforços para conter a lavagem de dinheiro e questões de transparência internacional não tenham passado despercebidos, ainda há uma incógnita.

Comparado a outros países de zero impostos, as Bahamas tomaram medidas concretas para melhorar sua reputação. Além de sua estabilidade, privacidade e relativa facilidade de incorporação de empresas, a nação é um dos principais polos offshore. Possui uma base econômica sólida como um destino turístico estabelecido e respeitado. Nos últimos anos, os esforços para entrar em novas tecnologias financeiras atraíram grandes players de tecnologia e empresas que utilizam fintech e tecnologia blockchain.

As Bahamas oferecem uma estrutura corporativa versátil para o estabelecimento de várias entidades empresariais. De muitas maneiras, é um local ideal para simplificar o estabelecimento de uma presença offshore fiscalmente favorável. Muitos empresários estão começando a perceber que podem administrar um negócio de qualquer lugar do mundo. Como os negócios hoje podem operar online, onde as fronteiras não existem, você pode ‘ir onde é melhor tratado’, levar você e sua empresa para o exterior e pagar impostos baixos ou nenhum imposto.

Se você conseguir encontrar a mistura ideal de onde viver, onde incorporar e onde possuir ativos, poderá colher os benefícios de reduzir legalmente seus impostos para sempre. No entanto, você precisará planejar isso com cuidado.

É aí que entra o Canal Offshore. Ajudamos empreendedores e investidores com sete e oito dígitos a criar uma estratégia personalizada usando nossos métodos exclusivamente bem-sucedidos. Vamos ajudá-lo a manter mais dinheiro, criar nova riqueza mais rapidamente e se proteger de qualquer eventualidade em apenas três etapas. Torne-se um cliente hoje mesmo.

Fonte: https://www.remessaonline.com.br/blog/como-abrir-uma-empresa-offshore/

Share